Ingredientes
200 g de quiabo pequeno
02 colheres cheias (de sopa) de óleo de canola
01 dente de alho picadinho
Sal à gosto
Como fazer
Como limpar o quiabo: não faça corte no quiabo logo de início. Antes, com uma faquinha sem serra, vá raspando levemente o quiabo, um a um. Lave-os em água corrente, escorra e seque-os, se possível com um pano de prato limpo. Corte a ponta do quiabo (parece uma cabeça) e jogue-a fora. O restante do quiabo você pode cortar em pedaços grandes ou, se preferir, de comprido, ao meio. Reserve seco.
Como refogar: Esquente a panela com o óleo, acrescente o alho e logo em seguida o quiabo cortado. Salgue ao seu gosto e vá mexendo, mantendo a panela em fogo baixo. Quando começar a fritar mexa sem parar. Quando estiver muito seco, parecendo que vai queimar, você poderá acrescentar uma colher de água (pode ser fria) ao refogado. Sempre que acabar de colocar água, mexa e tampe por um minuto. Terminado o minuto de panela tampada, retire a tampa, mexa bem e se secar volte a colocar 01 colher de água. Vá repetindo essa operação até parecer que o legume está cozido.
Dicas:
1- A receita foi testada em panela de ferro.
2- Não se pode colocar muita água no quiabo, pois pode se criar uma baba no refogado. Não há mal algum nisso, mas para algumas pessoas isso causa má impressão.
3- Deve-se usar o quiabo pequeno, pois o cozimento será rápido, evitando que se coloque muita água, e consequentemente, a formação da baba.
4- Fica muito gostoso se você substituir o sal por uma colher de shoyu. Mas, nesse caso, o shoyu deve ser acrescentado no final da preparação. Coloque o shoyu, espere reduzir (secar um pouco) e desligue o fogo.
Mas aí, com shoyu... não é mais “à mineira”, rs.
Deu água na boca!!!!Vou tentar e depois eu falo no que deu.
ResponderExcluirOlá. Sou um zero a esquerda na cozinha. :-)
ResponderExcluirSegui o passo a passo da receita e deu tudo certo.
Parabéns e obrigado pela receita e dicas.